Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de abril de 2010

PECS/PECS EM CASA

PECS



Picture Exchange Communcation System (PECS), ou em português, sistema de comunicação por troca de figuras, consiste de um método para ensinar pessoas com autismo e distúrbios de comunicação a utilizarem figuras para se comunicar.

O sistema propicia essencialmente a comunicação expressiva, isto é, dá à criança uma forma compreensível de expressar suas necessidades, escolhas, vontades.

"Bondy e Frost ( criadores do PECS ) queriam encontrar uma maneira de ajudar as crianças com autismo a se comunicar de uma forma funcionalmente fácil e socialmente aceitável. Também queriam encontrar uma forma de fazê-lo que fosse fácil para os pais e outras pessoas aprenderem e entenderem, dando à criança a possibilidade de se tornar mais integrada socialmente e ao mesmo tempo mais independente" (Ulrika Aspeflo)

Leia na íntegra o artigo de Ulrika Aspeflo, especialista sueca em comunicação e autismo, sobre o PECS.

O PECS foi desenvolvido pela Pyramid Educational Products, que desenvolve produtos para capacitar alunos com autismo a se comunicar. Existem algumas variações deste sistema, com princípios semelhantes e nomes variados.

Na AMA, todos os alunos que não se comunicam de forma funcional através da fala são treinados para usar o PECS.A AMA oferece um curso básico de 4h que apresenta esse sistema.

Veja o calendário de cursos da AMA

PECS em casa



O ensino da comunicação é o primeiro e principal canal para melhoria da qualidade de vida da pessoa com autismo. Através de ganhos de habilidades de comunicação, conquista-se a redução de problemas de comportamento e a melhor adaptação e integração social.

O ensino do PECS cumpre esta função com uma grande parte das pessoas com autismo. Contudo, o PECS é normalmente ensinado na escola, e como sabemos pessoas com autismo têm dificuldade para generalizar conceitos e habilidades aprendidas. E mais: para o uso do PECS em casa, é necessário que o aluno leve para casa o material de comunicação, que a família esteja preparada para responder prontamente, e também é desejável que a criança tenha possibilidade de comunicar coisas específicas do ambiente de casa.

Por isto, a AMA desenvolveu o programa PECS em Casa, que consiste de um treinamento de familiares para propiciarem ao aluno a chance de se comunicar com o PECS também em suas casas, e com isto melhorar significativamente a qualidade da convivência em família.

FONTE: AMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário